Projeto
Transporte de Containeres por Gravidade (Via Cable Car) na Serra do Mar no Vale do Ribeira

Aluno Responsável:

Resumo

Transporte de cargas via teleférico pela Serra do Mar é ecologicamente correto e reduz custos. Despachar cargas em contêineres via teleférico. A ideia de Jorge Saito, aluno do curso superior tecnológico de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itapetininga, será apresentada na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre os dias 20 e 22 de junho. De volta à sala de aula aos 65 anos, Saito pretendia desenvolver uma forma de transporte ecologicamente correta que pudesse diminuir o tráfego de veículos pesados entre o litoral e a capital paulista. Seu projeto prevê a utilização de um sistema de cabos de aço suspensos conhecido como cable car para transportar carga dentro de contêineres a partir de um terminal na região de Itapetininga/São Miguel Arcanjo, no Vale do Paraíba, atravessando a Serra do Mar pela região de Sete Barras e Registro e chegando ao Porto de Iguape. O sistema funciona como um teleférico: o contêiner que desce puxa aquele que sobe. Esse contrapeso utiliza pouca energia elétrica. Além disso, o impacto ambiental da instalação também é pequeno, uma vez que requer apenas a construção de torres, sem necessidade de desmatamento.