Fatec Itapetininga

Fatec Itapetininga

Ensino Superior público gratuito de qualidade

Estagio

O estágio durante o período de graduação, apesar de ser obrigatório, é sem dúvida uma ótima oportunidade para se adquirir conhecimento e experiência.

Estágio Emprego
image image
image image

Downloads

Termos de Compromisso

Documentos para Validação de Estágio

Documentos para Validação de Emprego

Contato

Entre em contato através do e-mail [email protected].

Observações:

Conforme exigências do componente curricular complementar ESTÁGIO, bem como orientações constantes no Manual do Estágio, as horas de Estágio Supervisionado obrigatório só são validas a partir do 3º ciclo, desde que o aluno esteja regularmente matriculado e com frequência superior a 75%. O aluno pode solicitar consideração das suas atividades profissionais como equivalentes ao Estágio Supervisionado obrigatório, nos termos da legislação e segundo critérios de orientação da FATEC Itapetininga.

Todas as orientações e exigências referentes à realização de Estágio estão constantes no Manual do Estágio.

Manual do Estágio

Modelo de Curriculum

“O estágio durante o período de graduação, apesar de ser obrigatório, é sem dúvida uma ótima oportunidade para se adquirir conhecimento e experiência.”

História da Central de Estágios

Clique para expandir! Criada em setembro de 2010 pela Diretora Prof.ª Dr.ª Isolina Maria Leite de Almeida e pela Prof.ª M.Sc. Eva Fagundes Weber, a Central de Estágios tem por objetivo organizar administrativamente todos os documentos relativos à confirmação da realização do Estágio Obrigatório por parte dos alunos, segundo o manual do estágio e a Deliberação CEETEPS nº 12, de 14/12/2009, artigo 9º, inciso II.

Porém, entendendo a missão maior de uma instituição de ensino, que é a da excelência em educação, a Central de Estágios tem também por objetivo contactar empresas do município e região criando oportunidades de estágio aos alunos, bem como vagas de emprego aos formados.

Salientamos que a faculdade NÃO tem a obrigatoriedade de buscar essas vagas de estágio ou emprego aos alunos, nem tampouco recomendá-los às empresas, porém, a direção atual da FATEC ITAPETININGA, acreditando no potencial de nossos alunos, implantou tal ação e está sempre ampliando as ofertas através de visitas semanais da Coordenação de Estágios às empresas, bem como através dos contatos realizados por professores e pela direção.

Como são divulgadas as vagas de estágios ou empregos?

Clique para expandir! Quando uma empresa abre uma vaga para emprego ou estágio, ela solicita que a FATEC ITAPETININGA indique aproximadamente 6 (seis) currículos de alunos ou ex-alunos que se enquadrem nas características desejadas, a fim de que a própria empresa finalize o processo de seleção.

Logo que a vaga de estágio ou emprego é disponibilizada, a mesma é imediatamente divulgada, seguindo a seguinte ordem:

  • E-mail pessoal de cada aluno da área (e-mail cadastrado no Sistema Acadêmico da Secretária – SISACAD);
  • Site da instituição (página de Estágios);
  • Página do Facebook Sou + Fatec;
  • Mural da Central de Estágios;
  • Grupos de Whatsapp.

Como são selecionados os alunos para as vagas?

Clique para expandir! Após a divulgação das vagas, dependendo da urgência da empresa, decorre-se um período para a inscrição do aluno no qual, o aluno deve enviar o seu currículo à Central de Estágios, destacando a vaga para a qual se candidata. Currículos enviados sem o devido destaque são descartados pela Central de Estágios. Os currículos recebidos pela Central de Estágios são então classificados pela seguinte ordem:

Enquadramento dentro dos pré-requisitos (perfil) solicitados pela empresa; Preferência de matrícula a partir do 3º Semestre; Percentual de Rendimento (PR) igual ou superior a 7,0. De acordo com o artigo 87, da Deliberação CEETEPS nº 12, de 14/12/2009, “Percentual de Rendimento (PR) é a média acumulada de todas as atividades curriculares realizadas pelo aluno, ponderada pela carga horária da respectiva atividade”.

PR= [(N1C1) + (N2C2) + …(NnCn)] x 100 / (C1 + C2 + CN) N = Nota final da atividade curricular e varia de 1 a n. C = Carga horária da atividade curricular e varia de 1 a n.

Ainda segundo a mesma Deliberação, em seu artigo 87, “o PR é calculado ao final de cada período letivo e cumulativamente em relação aos períodos anteriores, enquanto perdurar a integralização do curso pelo aluno, é levado em conta nos processos de matrícula e outros processos que requeiram alguma classificação de rendimento escolar, sempre para uso exclusivo do Centro Paula Souza”.

Os 6 (seis) alunos com melhores PRs e dentro das características 1 e 2, seguem então para uma entrevista com a Prof.ª Rosangela Araujo, a qual, após entrevista individual, emite um laudo sobre as características pessoais de cada aluno.

Tais laudos, juntamente com os currículos dos alunos são enviados à empresa, a qual retorna selecionando 1 (um) ou 2 (dois) alunos para uma entrevista em seu Departamento de RH.

Todo o processo de seleção é documentado em planilha eletrônica e as informações são disponibilizadas SOMENTE aos inscritos no processo mediante e-mail ou consulta direta à Central de Estágios.

O suporte da Central de Estágios

Clique para expandir! A Central de Estágios oferece aos alunos matriculados nesta instituição, todo suporte necessário para Estágios, Colocação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho.

Ao conseguir Estágio em uma empresa, o aluno utilizará a Central de Estágios como apoio na elaboração dos documentos necessários para a oficialização do estágio perante a faculdade.

Assim que cumprir metade das horas de estágio (120 horas), o discente deverá entregar o Relatório Parcial. Deverão ser totalizadas 240 horas de Estágio, cumprindo assim as exigências do componente curricular complementar ESTÁGIO.

Ao final das 240 horas de estágio, o aluno deverá entregar o Relatório Final. O não cumprimento de tais exigências impossibilitará o aluno de participar da colação de grau.

Caso ainda não tenha conseguido um estágio, o aluno poderá utilizar a Central de Estágios como parceira na busca por vagas de estágio. Visite sempre a página “Vagas de Estágio” para verificar as vagas de estágio disponíveis.

Posts Recentes

Categorias

Sobre

Faculdade pública oferecendo cursos de nível superior gratuitos, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal.