Serviços
Central de Estágios

Central de Estágios

História

Criada em setembro de 2010 pela Diretora Prof.ª Dr.ª Isolina Maria Leite de Almeida e pela Prof.ª M.Sc. Eva Fagundes Weber, a Central de Estágios tem por objetivo organizar administrativamente todos os documentos relativos à confirmação da realização do Estágio Obrigatório por parte dos alunos, segundo o manual do estágio e a Deliberação CEETEPS nº 12, de 14/12/2009, artigo 9º, inciso II.
Porém, entendendo a missão maior de uma instituição de ensino, que é a da excelência em educação, a Central de Estágios tem também por objetivo contactar empresas do município e região criando oportunidades de estágio aos alunos, bem como vagas de emprego aos formados.
Salientamos que a faculdade NÃO tem a obrigatoriedade de buscar essas vagas de estágio ou emprego aos alunos, nem tampouco recomendá-los às empresas, porém, a direção atual da FATEC ITAPETININGA, acreditando no potencial de nossos alunos, implantou tal ação e está sempre ampliando as ofertas através de visitas semanais da Coordenação de Estágios às empresas, bem como através dos contatos realizados por professores e pela direção.

Como são divulgadas as vagas de estágios ou empregos?

Quando uma empresa abre uma vaga para emprego ou estágio, ela solicita que a FATEC ITAPETININGA indique aproximadamente 6 (seis) currículos de alunos ou ex-alunos que se enquadrem nas características desejadas, a fim de que a própria empresa finalize o processo de seleção.
Logo que a vaga de estágio ou emprego é disponibilizada, a mesma é imediatamente divulgada, seguindo a seguinte ordem:
1) E-mail pessoal de cada aluno da área (e-mail cadastrado no Sistema Acadêmico da Secretária – SISACAD);
2) Site da instituição (página de Estágios);
3) Página do Facebook Sou + Fatec;
4) Mural da Central de Estágios;
5) Grupos de Whatsapp.

Como são selecionados os alunos para as vagas?

Após a divulgação das vagas, dependendo da urgência da empresa, decorre-se um período para a inscrição do aluno no qual, o aluno deve enviar o seu currículo à Central de Estágios, destacando a vaga para a qual se candidata. Currículos enviados sem o devido destaque são descartados pela Central de Estágios.
Os currículos recebidos pela Central de Estágios são então classificados pela seguinte ordem:

  1. Enquadramento dentro dos pré-requisitos (perfil) solicitados pela empresa;
  2. Preferência de matrícula a partir do 3º Semestre;
  3. Percentual de Rendimento (PR) igual ou superior a 7,0.

De acordo com o artigo 87, da Deliberação CEETEPS nº 12, de 14/12/2009, “Percentual de Rendimento (PR) é a média acumulada de todas as atividades curriculares realizadas pelo aluno, ponderada pela carga horária da respectiva atividade”.
PR= [(N1C1) + (N2C2) + …(NnCn)] x 100 / (C1 + C2 + CN)
Onde:
N = Nota final da atividade curricular e varia de 1 a n.
C = Carga horária da atividade curricular e varia de 1 a n.
Ainda segundo a mesma Deliberação, em seu artigo 87, “o PR é calculado ao final de cada período letivo e cumulativamente em relação aos períodos anteriores, enquanto perdurar a integralização do curso pelo aluno, é levado em conta nos processos de matrícula e outros processos que requeiram alguma classificação de rendimento escolar, sempre para uso exclusivo do Centro Paula Souza”.
Os 6 (seis) alunos com melhores PRs e dentro das características 1 e 2, seguem então para uma entrevista com a Prof.ª Rosangela Araujo, a qual, após entrevista individual, emite um laudo sobre as características pessoais de cada aluno.
Tais laudos, juntamente com os currículos dos alunos são enviados à empresa, a qual retorna selecionando 1 (um) ou 2 (dois) alunos para uma entrevista em seu Departamento de RH.
Todo o processo de seleção é documentado em planilha eletrônica e as informações são disponibilizadas SOMENTE aos inscritos no processo mediante e-mail ou consulta direta à Central de Estágios.

O suporte da Central de Estágios:

A Central de Estágios oferece aos alunos matriculados nesta instituição, todo suporte necessário para Estágios, Colocação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho.

Ao conseguir Estágio em uma empresa, o aluno utilizará a Central de Estágios como apoio na elaboração dos documentos necessários para a oficialização do estágio perante a faculdade.
Assim que cumprir metade das horas de estágio (120 horas), o discente deverá entregar o Relatório Parcial.
Deverão ser totalizadas 240 horas de Estágio, cumprindo assim as exigências do componente curricular complementar ESTÁGIO.
Ao final das 240 horas de estágio, o aluno deverá entregar o Relatório Final.
O não cumprimento de tais exigências impossibilitará o aluno de participar da colação de grau.

Caso ainda não tenha conseguido um estágio, o aluno poderá utilizar a Central de Estágios como parceira na busca por vagas de estágio. Visite sempre a página “Vagas de Estágio” para verificar as vagas de estágio disponíveis.

Observações:
  • Conforme exigências do componente curricular complementar ESTÁGIO, bem como orientações constantes no Manual do Estágio, as horas de Estágio Supervisionado obrigatório só são validas a partir do 3º ciclo, desde que o aluno esteja regularmente matriculado.
  • O aluno pode solicitar consideração das suas atividades profissionais como equivalentes ao Estágio Supervisionado obrigatório, nos termos da legislação e segundo critérios de orientação da FATEC Itapetininga.

Todas as orientações e exigências referentes à realização de Estágio estão constantes no Manual do Estágio.

“O estágio durante o período de graduação, apesar de ser obrigatório, é sem dúvida uma ótima oportunidade para se adquirir conhecimento e experiência.”

Downloads
Documentos para Validação de Estágio
Documentos para Validação de Emprego
Horário de atendimento

De segunda à sexta-feira das 7h30min às 13h30min e das 16h às 22h

Contato

Entre em contato através do e-mail centraldeestagios.itape@fatec.sp.gov.br.