Institucional
Projetos

Projeto GESITI / IES

Avaliação da Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação em Instituições de Ensino Superior

 

Apresentação

  • Em um cenário onde as Instituições de Ensino Superior debatem questões como: 1. Manter o interesse do aluno em sala de aula? e 2. Os padrões tradicionais de ensino e aprendizado interagem com o crescimento exponencial da disponibilização informação? e outros temas; propomos a apresentação desse projeto “Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em Instituições de Ensino Superior (GESITI/IES)”, uma proposta de pesquisa que visa responder esses e outros questionamentos. Portanto, com base em um ferramenta prospectiva – o Questionário Prospectivo (QP)- que foi especialmente desenvolvido para responder a esses – e outros questionamento- existentes na educação, a aplicação desse QP tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre a gestão dos sistemas e tecnologias de informação em IES. Devido a característica multifocal do QP, será possível apresentar a partir dos resultados obtidos pela aplicação desse QP, informações para o apoio a tomada de decisão na gestão educacional e, também em várias outras frentes –projeto GESITI/IES é multifocal-. A participação no projeto GESITI/IES está aberta a todos os interessados, que devem aplicar a metodologia em instituições de ensino superior, localizadas na sua região ou cidade. O envolvimento nesse projeto de pesquisa deve ser formalizado via um termo de cooperação ganha – ganha (acordo de nível de pesquisa).
  • A Tecnologia da Informação (TI) tem otimizado as relações e funções no mundo em que vivemos especialmente no ambiente de trabalho, gerando cada vez mais informação e conhecimento. Instituições de Ensino que, em geral, tem como base a forma, a maneira de ensinar e de aprender, tem encontrado dificuldades quando se considera a vasta disponibilidade de informação existente nos repositórios digitais i.e., os padrões tradicionais de ensino e aprendizado -a maneira de adquirir e reter informações e transferir informação-, entram em conflito com o crescimento e disponibilização exponencial da informação propiciado pela tecnologia (Gadotti M., 2000).
  • Essa questão padrões tradicionais de ensino e aprendizado vs. conflito com a disponibilização exponencial da informação tem sido alvo de infindáveis discussões, entre professores e orientadores pedagógicos, pois o cotidiano dos estudantes está muito envolvido com a tecnologia, graças a fatores como baixo custo de acesso a essas tecnologias, que decorre do fato de que capacidade de armazenamento de dados, que dobra a aproximadamente a cada dois anos, implicando na diminuição dos custos da TI. Também, observa-se um movimento na direção da apreciação do recurso intelectual, com foco nas pessoas como diferencial competitivo: uma evolução da Era da Informação para a Era do Conhecimento, com o surgimento de uma cultura cada vez mais globalizada e virtual que só tende a evoluir(Balloni & Targowski, 2010).
  • Diante deste cenário temos o projeto Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação Aplicados em Organizações -GESITI-, do Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer (GESITI/Projeto, 2006), um instrumento generalizado utilizado para mensurar a relação do elemento humano com as tecnologias –o que especificamente nesse projeto, ocorre via o macroprojeto GESITI/Educação, que contém o projeto GESITI/IES-. Portanto, de acordo com o Projeto GESITI do CTI (GESITI/Projeto, 2006), organizações, como as Instituições de Ensino Superior (IES), possuem como principal objetivo e vantagem a pesquisa da relação do elemento humano com as tecnologias -Sistemas Sociotécnicos- e, visam entender como as pessoas utilizam as novas formas de interação proporcionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação -TIC’s-. Note-se que o projeto GESITI acima citado, tem ampliado suas linhas de ação e cumprindo cada vez mais suas metas -por exemplo, a publicação do livro “Por que GESITI Hospitalar? ” (Balloni, Levy, Nemer et al; 2014), e, para esse artigo, estamos agora propondo o projeto Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em Instituições de Ensino Superior -GESITI/IES- uma dessas metas -cuidadosamente- planejada e em execução e coordenação pela FATEC/Itapetininga (http://fatecitapetininga.edu.br).
  • Dessa forma, conforme o objetivo do projeto GESITI/IES -realizar uma pesquisa sobre a gestão dos sistemas e tecnologias de informação em instituições de ensino superior, a partir de uma ferramenta prospectiva desenvolvida especialmente para IES-, estaremos examinando a Educação via a aplicacao de um Questionário Prospectivo -multifocal- em Instituições Ensino Superior, pública e/ou privada (IES). Finalmente, destacamos que o projeto GESITI/IES é um subprojeto dentro do macro projeto “GESITI/Educação” e, que possui o potencial de ser redirecionado para outros níveis educacionais: Médio e Fundamental-. Dessa forma, para essa proposta que ora apresentamos, –aberta a interessados de universidades publicas ou privadas- estaremos focando as atividades do projeto GESITI/Educação exclusivamente em instituições de ensino superior –IES-, via GESITI/IES.
  • O projeto GESITI/IES conduzido pela FATEC de Itapetininga teve inicio a partir de uma carta de intenções assinada entre o CTI Renato Archer e a FATEC de Itapetininga, referente a intenção de cooperação institucional e disponibilização por parte do Projeto GESITI do CTI (GESITI/Projeto, 2006) do questionário prospectivo -QP/hospitalar- desenvolvido bem como da respectiva metodologia utilizada pelo projeto Avaliação da Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação nos Hospitais Brasileiros GESITI/ Hospitalar (GESITI/Questionário, 2012). Esse QP/hospitalar desenvolvido pelo projeto GESITI/Hospitalar foi adaptado e ampliado pela FATEC visando sua aplicação em IES projeto GESITI/IES, ou seja, foi desenvolvido o QP para IES -o QP/IES-. A metodologia será a mesma utilizada pelo projeto GESITI Hospitalar.
  • O envolvimento nesse projeto de pesquisa deve ser formalizado via um termo de cooperação ganha – ganha (acordo de nível de pesquisa). Maiores informações no Projeto GESITI Educação Publicado nos Proceedings do Congresso Internacional CONTECSI: Projeto GESITI Hospitalar Clique Aqui e Acesse!