A Revista Expediente Normas Sumário

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NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA PERSPECTIVA EM EDUCAÇÃO


 

Os artigos científicos e revisões devem ser encaminhados exclusivamente via correio eletrônico da Revista PERSPECTIVA em EDUCAÇÃO, GESTÃO & TECNOLOGIA, qual seja, revista.perspectiva@fatec.sp.gov.br.

 

Toda contribuição deverá ser original e inédita. Os trabalhos já publicados ou sob consideração em qualquer outra publicação não serão aceitos.

 

ATENÇÃO: Somente serão aceitos trabalhos concluídos com resultados testados. Não serão aceitos projetos.

 

Template para elaboração do artigo

Acesse o template disponível em .docx e em .pdf para a elaboração do artigo em concordância com as normas em vigor da publicação aqui publicadas.

 

Sobre o Idioma dos artigos

Os artigos deverão ser encaminhados em Português e Inglês.

 

Sobre a Formatação de texto

O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5cm (exceto Resumo, Abstract e Tabelas, que devem ser elaborados em espaço simples), margens superior, inferior, esquerda e direita de 3; 3; 2; e 2 cm, respectivamente. O texto deve conter de 10 páginas a 20 páginas.

 

Sobre a Estrutura do artigo

O artigo deve ser dividido em seções com cabeçalho alinhado à esquerda, em negrito, na seguinte ordem: Resumo, Abstract, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimento e Referências Bibliográficas. Os parágrafos devem iniciar a 1,0 cm da margem esquerda.

 

Sobre o Título

Deve ser preciso e informativo. Apresentado em português e inglês. Digitá-lo em negrito e centralizado. Indicar sempre a entidade financiadora da pesquisa, como primeira chamada de rodapé numerada.

 

Dos Autores

Os autores devem ser apresentados abaixo do título com nome completo e titulação (Dr. ou Me.), seguido do nome da instituição onde foi desenvolvido e endereço eletrônico. Com formatação em Arial, negrito, centralizados e em tamanho 11, permitindo-se no máximo 4 autores. O orientador e coorientador são considerados autores.

Sobre o Resumo (NBR 6028)

Deve conter até 250 palavras. As informações do resumo devem ser precisas e informativas. Resumos extensos serão devolvidos para adequação às normas. Deve sumarizar objetivos, material e métodos, resultados e conclusões. Não deve conter introdução. Referências nunca devem ser citadas no resumo. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples.

 

Sobre o Abstract

Deve aparecer obrigatoriamente na segunda página e ser redigido em inglês científico, evitando-se sua tradução por meio de aplicativos comerciais. O texto deve ser justificado e digitado em espaço simples, começando por ABSTRACT, em parágrafo único, iniciado a 1,0 cm da margem esquerda.

 

Das Palavras-chave e Keywords

Três (3), em ordem alfabética, as quais não devem constar do título, devem iniciar com letra maiúscula e ser seguida de ponto..

 

Das Partes do Artigo
O artigo deverá ser dividido nas seguintes partes, quando apropriado, numeradas nessa ordem:

  1. Introdução;

  2. Metodologia;

  3. Resultados e discussão (podendo ser separados, se necessário);

  4. Conclusões;

  5. Referências bibliográficas;

  6. Agradecimentos;

  7. Tabelas;

  8. Figuras;

  9. Quadros.

ATENÇÃO: artigos de revisão bibliográfica não deve apresentar o item Resultados e Discussão.

 

Sobre o corpo do texto

Deseja-se os seguintes parâmetros

  • Abreviações, siglas e símbolos devem ser claramente definidos na primeira ocorrência;

  • Tabelas, figuras e quadros devem ser numerados com numerais arábicos seguindo a ordem em que são citados;

  • Títulos e subtítulos são recomendados, sempre que necessários, mas devem ser utilizados com critério, sem prejudicar da clareza do texto;

  • Equações devem ser geradas por programas apropriados e identificadas no texto com algarismos arábicos entre parêntesis na ordem que aparecem;

  • As referências devem ser numeradas em ordem alfabética;

  • As legendas das figuras e quadros devem estar em ordem numérica no final do texto.

 

Sobre a Introdução

Deve conter no máximo 2.500 caracteres com espaço. Deve-se evitar a citação de várias referências para o mesmo assunto. Trabalhos com introdução extensa serão devolvidos para adequação às normas. Subtítulos são recomendados, sempre que necessários, mas devem ser utilizados com critério, sem prejudicar da clareza do texto;

 

Sobre a Metodologia

Descrição clara e com referência específica original para todos os procedimentos biológicos, analíticos e estatísticos. Todas as modificações de procedimentos devem ser explicadas.

 

Sobre os Resultados e Discussão

Os resultados devem ser combinados com discussão. Dados suficientes, todos com algum índice de variação incluso, devem ser apresentados para permitir ao leitor a interpretação dos resultados do experimento. A discussão deve interpretar clara e concisamente os resultados e integrar resultados de literatura com os da pesquisa para proporcionar ao leitor uma base ampla na qual possa aceitar ou rejeitar as hipóteses testadas. Equações devem ser geradas por programas apropriados e identificadas no texto com algarismos arábicos entre parêntesis na ordem que aparecem.

 

Sobre as Conclusões

Devem ser redigidas em parágrafo único e conter no máximo 1.000 caracteres com espaço. Não devem ser repetição de resultados.

 

Sobre Nomes proprietários

Nomes proprietários Matérias-primas, equipamentos especializados e programas de computador utilizados deverão ter sua origem (marca, modelo, cidade, país) especificada.

 

Sobre Unidades de medida

Todas as unidades de medida Todas as unidades devem estar de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). Temperaturas devem ser descritas em graus Celcius.

 

Sobre Símbolos e abreviações

Abreviações, siglas e símbolos devem ser claramente definidos na primeira ocorrência, tanto no resumo quanto no texto. Abreviações criadas pelos autores devem ser evitadas, mas se utilizadas devem estar claramente definidas na primeira ocorrência, tanto no resumo quanto no texto.

 

Sobre Tabelas

As tabelas devem ser intituladas e citadas com numerais arábicos e estar inseridas diretamente no corpo do texto no local de preferência. Caso o autor precise enviar a tabela em arquivo separado este deve ser nomeado de maneira clara (ex. tabela1.doc etc). As tabelas devem ser elaboradas utilizando-se o recurso de tabelas do programa Microsoft® Word, e devem::

  • Ter o número de algarismos significativos definidos com critério;

  • Ser em número reduzido para criar um texto consistente, de leitura fácil e contínua;

  • Não apresentar os mesmos dados na forma de gráfico e tabela;

  • Utilizar o formato mais simples possível, evitando sombreamento, cores ou linhas verticais e diagonais;

  • Utilizar somente letras minúsculas sobrescritas para denotar notas de rodapé que informem abreviações, unidades etc. Demarcar primeiramente as coluna e depois as linhas e seguir esta mesma ordem no rodapé;

Sobre Figuras e quadros

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. D evem ser em número reduzido para criar um texto consistente, de leitura fácil e contínua. Caso as imagens sejam retiradas da internet, é necessário permissão para o uso de imagens com direitos autorais. Também podem ser utilizadas imagens de domínio público, de acesso livre ou oriundas de acervos digitais gratuitos.

 

Das Referências Bibliográficas

Deverão seguir as normas ABNT (NBR 6023/2000) e devem ser apresentadas em ordem alfabética;

 

Das Citações no texto

As citações deverão seguir as normas ABNT (NBR 10520/2002). Artigos com três ou mais autores, cita-se o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.”; 

 

De Trabalhos envolvendo seres humanos

Quando houver apresentação de resultados de pesquisas envolvendo seres humanos, citar o número do processo de aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, conforme Resolução n° 196/96, de 10 de outubro de 1996 do Conselho Nacional de Saúde.

 

 

Copyright © Revista Perspectiva em Educação, Gestão & Tecnologia (ISSN: 2238-8486)