Ouvidoria

Ouvidoria Fatec Itapetininga

Oriundo do termo Ombudsman (ombuds= representante; man= homem), o conceito de Ouvidoria surgiu na Suécia, em 1809, quando o parlamento elegia uma pessoa, o Ombudsman, para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como uma ponte entre o Governo e a população. A palavra Ouvidor vem desde o Brasil-Colônia e tem, basicamente, o mesmo significado de Ombudsman: representante do povo A diferença entre as duas palavras está no tipo de relação. O ombudsman representa o cliente e está ligado às instituições privadas, já o ouvidor defende o cidadão e está relacionado às instituições públicas.

O que é?
A Ouvidoria é um espaço onde o aluno pode manifestar suas críticas quanto aos serviços prestados pela Fatec Itapetininga, como também dar sugestões, pedir informações ou reclamar de algum serviço. Neste caso, o Ouvidor assume um papel de mediador entre o aluno e a instituição, a fim de solucionar o problema sem que haja danos para ambas as partes.

Qual o objetivo?
O objetivo de uma ouvidoria é, a partir da manifestação do aluno, melhorar a qualidade do atendimento da Fatec de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas.

Para que serve?
– Assegurar os direitos do aluno;
– Responder com clareza a todas as informações solicitadas;
– Orientar como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação;
– A partir das manifestações dos alunos, melhorar a qualidade do atendimento.

Como funciona?
A ouvidoria recebe os elogios, as dúvidas, as sugestões e as reclamações, as analisa e procura encaminhá-las para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas.
Depois da mensagem ser examinada e respondida, a Ouvidoria comunicará o parecer ao manifestante. Ela funciona como um canal, mais humano, de interlocução com o público.
A manifestação pode ser feita por carta , e-mail, telefonemas ou pessoalmente, além das mensagens e perguntas que podem ser deixadas na urna/caixa de madeira presente no balcão da Biblioteca da Fatec Itapetininga.

Possivelmente, a nossa “Caixa de Ouvidoria” será aberta todas às sextas-feiras e os elogios, as dúvidas, as sugestões e as reclamações serão respondidos e postados, aqui nesta página, em até 02 dias úteis. O prazo é necessário para que haja tempo hábil para examinação e elaboração da resposta.

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