Fatec Itapetininga faz parceria com Google para uso do GSuite for Education

GOOGLE G SUITE PROPAGANDA

A Faculdade de Tecnologia de Itapetininga – Professor Antonio Belizandro Barbosa de Rezende e a Google iniciam em 2017, após aproximadamente 1,5 ano de contatos, uma parceria que proporcionará a alunos, docentes e colaboradores a utilização dos recursos que compõem a ferramenta GSuite for Education. Tais recursos incluem o uso ilimitado dos serviços de e-mail, com controle de spam, calendário, contatos, armazenamento e compartilhamento de documentos, além de ferramentas de comunicação por texto, áudio e vídeo. Vinculado ao pacote, existe o Google Sala de Aula (Google Classroom), que habilita a criação de turmas digitais, rompendo as barreiras físicas, temporais e geográficas da sala de aula, ampliando assim a experiência ensino-aprendizagem. Um dos objetivos desta ação é fortalecer o processo de aprendizagem baseada em problemas (ABP / PBL – Problem Based Learning).
Para todos os membros de nossa comunidade acadêmica, esta conquista possibilitará armazenamento ilimitado de dados na nuvem, acesso e administração de e-mail personalizado, através de sistemas idênticos ao Gmail, customizados para o ambiente de nossa instituição. No ponto de vista financeiro, representa o equivalente a um investimento de aproximadamente meio milhão por ano, que seriam necessários para manter tais serviços. No Brasil, a Fatec Itapetininga é uma das pioneiras no uso desta tecnologia, seguindo a esteira de grandes universidades, como a USP, que recentemente também aderiu à novidade.
Todos os alunos, professores e colaboradores terão uma conta @fatecitapetininga.edu.br que será utilizada para acesso ao ambiente e às ferramentas embarcadas. O projeto piloto terá início após o treinamento que será oferecido aos docentes, no sábado, dia 18 de março de 2017.
A implantação do GSuite for Education apresenta vantagens para todos, que poderão utilizar uma diversa lista de aplicativos para comunicar-se com outros membros da comunidade acadêmica em um ambiente seguro; armazenar e compartilhar material didático, de forma ilimitada, acessando-o de qualquer lugar e a qualquer momento; professores poderão criar atividades e exercícios, ganhando tempo com a correção automática, além de estimular o trabalho colaborativo. Setores administrativos e outros órgãos internos terão a possibilidade de disponibilizar agendas online, informes, notícias, de forma rápida e eficiente.
Esta parceria é resultado de esforços de toda a equipe, que tem à frente os professores Marcelo Camargo – líder do GEG (Grupo de Educadores Google) de Itapetininga e região, e Renato Tilelli – Professor Google Innovator e abre as portas para que outras Fatecs também possam requisitar o uso desta tecnologia.
A Google foi fundada em um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, e portanto, tem forte vínculo com a educação. A Fatec Itapetininga agradece à empresa, em especial à equipe GSuite for Education, pela seleção de nossa instituição como beneficiada pelo programa de apoio à comunidade educacional.