Cursos
Curso de Especialização em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - Residência Agrária

Curso de Especialização em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa – Residência Agrária

curso_especializacao_inscricao_feagri_2013_post

A Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP , em colaboração com a Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP Botucatu , com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP Jaboticabal e com a FATEC Itapetininga – Faculdade de Tecnologia de Itapetininga do CEETEPS, lança Edital do curso de Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa – Residência Agrária , financiado pelo PRONERA/INCRA/MDA/CNPq, conforme projeto aprovado na Chamada CNPq/MDA-INCRA Nº 26/2012.

Trata-se de um curso de Especialização lato sensu – Residência Agrária, com o objetivo de promover a formação para o desenvolvimento de atividades de assistência técnica e extensão rural com enfoque agroecológico em áreas de agricultura familiar e de reforma agrária. O curso está organizado de acordo com a Pedagogia da Alternância, contendo tempos-escola (375 horas), e tempos-comunidade (180 horas), totalizando uma carga horária de 555 horas. As disciplinas práticas e teóricas permitirão a formação dos profissionais nos seguintes temas: Sociedade e Desenvolvimento Rural Sustentável; Educação do Campo e Extensão Rural; Comunicação, Cultura, Processos e Práticas Participativas no meio rural; Agroecologia e Pobreza Rural.

Serão abertas 60 vagas destinadas a pessoas com curso superior completo que atuem ou residam no estado de São Paulo e/ou em seus limites (estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro), abarcando os seguintes públicos:

• Assentados e assentadas em áreas de Reforma Agrária;
  • Quilombolas e seus dependentes;
  • Educadores/as que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias assentadas ou quilombolas;
  • Egressos/as de curso superior, que tenham concluído a graduação e desenvolvido alguma atividade em áreas de reforma agrária, crédito fundiário, ou comunidades quilombolas;
  • Técnicos/as de ATER/ATES, que trabalham em áreas de assentamento rural ou quilombolas.

CRONOGRAMA DA SELEÇÃO E MATRÍCULA

Etapa Período
Inscrições dos candidatos para o processo seletivo (*) 22/setembro a 12/outubro
Avaliação dos currículos e cartas de intenções 17 a 23/outubro
Divulgação dos aprovados nas primeiras etapas e convocados para as entrevistas no site: http://www.feagri.unicamp.br/eventos/portal/residencia-agraria 25/outubro
Entrevistas com os candidatos 04 a 06/novembro
Divulgação dos candidatos aprovados 08/novembro
Matrícula e Início das aulas (Primeiro Tempo-Escola) 18/novembro

(*) ATENÇÃO: No momento da inscrição, os candidatos já deverão indicar o local de sua preferência para a realização das entrevistas.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: residenciaagraria@feagri.unicamp.br

Pelos telefones: (19) 3521.1066 / (19) 3521.1072

E pelo site: http://www.feagri.unicamp.br/eventos/portal/residencia-agraria