Central de Trabalhos Acadêmicos - CTA

Central de Trabalhos Acadêmicos – CTA

O que é a CTA?

 

A Central de Trabalhos Acadêmicos foi criada em janeiro de 2014 com o objetivo de auxiliar todos os alunos na confecção dos trabalhos acadêmicos e principalmente na confecção e organização normativa dos Trabalhos de Graduação.

O Trabalho de Graduação tem como objetivo colocar os alunos em contato com problemas reais do mercado de trabalho, respeitando-se as áreas dos cursos; bem como possibilitar a demonstração, em trabalho apropriado, de que o aluno desenvolveu uma habilidade investigativa, conseguindo aplicar uma síntese dos conhecimentos obtidos durante o curso.

O processo de orientação tem início quando a CTA atribui um orientador ao trabalho que será desenvolvido. Tal atribuição é feita mediante a apresentação da carta de intenção de desenvolvimento de um Trabalho de Graduação à CTA, por um aluno ou grupo de alunos.

O trabalho de graduação pode ser desenvolvido por 1, 2 ou 3 alunos de cursos e ciclos distintos desde que, aceito pelo orientador e pela CTA.
Existem 4 tipos de Trabalho de Graduação:
I – Pesquisa de Desenvolvimento Experimental
II – Estudo de Caso
III – Desenvolvimento de Produto/Serviço
IV – Monografia (permitida apenas para trabalhos individuais – 1 aluno)

O Trabalho de Graduação é desenvolvido em duas etapas, qualificação e defesa. Na qualificação deve-se apresentar um projeto do que pretende investigar ou estudar; já na defesa, o trabalho deve estar concluído.

Abaixo, seguem links para acesso e/ou download dos documentos necessários, bem como algumas instruções complementares.