Projeto

Prof. Responsável:
Alunos Colaboradores:

Resumo

Esta pesquisa procura apresentar uma metodologia para estudar os Cenários para a inserção internacional do Agronegócio: caso do Município de Itapetininga. Esta metodologia deve ser capaz de avaliar a competitividade de cadeias agroindustriais e gerar propostas de políticas para superar obstáculos e reforçar vantagens competitivas. Em síntese esta metodologia compreende quatro grandes pontos: Primeiro ponto foi Realizar um Diagnóstico socioeconômico da Região de Governo de Itapetininga com ênfases no município de Itapetininga. Baseado em informações secundárias dos municípios da Região de Governo disponíveis nos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), Ministério de Agricultura, entre outros. Além disso, foram realizadas visitas in loco e pesquisas bibliográficas a fim de possibilitar o entendimento histórico da evolução da dinâmica do Município de Itapetininga. Essas informações, primárias e secundárias, permitirão caracterizar a Região e o Município de Itapetininga dentro de diferentes pontos de vista (econômico, social, cultural, ambiental e político) e servirão de base para a elaboração de cenários para compreender a inserção internacional do Agronegócio no município de Itapetininga. Este primeiro item já foi realizado, no segundo semestre de 2011, e os resultados são apresentados neste relatório: Relatório 1. Diagnostico socioeconômico da Região de Governo de Itapetininga: caso do Município de Itapetininga. O segundo Ponto desta pesquisa procurará identificar quais seriam as mudanças que devem acontecer para impulsar o desenvolvimento do agronegócio na região de Itapetininga as próximas décadas? Para responder a esta questão, será essencial a antevisão de situações futuras e suas exigências para planejar de modo eficaz as ações de politicas públicas. Neste item, serão utilizadas as técnicas de planejamento SWOT e Delphi. O terceiro item esta relacionado com a identificação das principais cadeias produtivas do agronegócio no município de Itapetininga. Neste ponto será sustentado na visão sistêmica do agronegócio, ou seja, visualizando as atividades agrícolas como fazendo parte de um sistema mais amplo de produção. O quarto item começa fazendo uma discussão das diferentes ferramentas utilizadas para a análise de cenários existentes na bibliografia nacional e internacional com o propósito de determinar de cenários estratégicos para a inserção internacional do agronegócio na região de Itapetininga.