Geral
Alunos da Fatec de Itapetininga otimizam passeio histórico no Cemitério Municipal

O trabalho intitulado “Ex-Combatentes e Teoria de Grafos: otimização de caminhos para visitação de túmulos de heróis no Cemitério de Itapetininga” foi desenvolvido pelos alunos Airesphy Pantojo Viotto, Aydil Marques e Renan Arantes Ferreira da Silva, que no segundo semestre de 2013, estavam no primeiro ciclo do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Fatec de Itapetininga. O projeto por eles desenvolvido foi o trabalho de conclusão que submeteram para a disciplina de Matemática Discreta, uma das disciplinas do curso.

Orientados pelo prof. Jefferson Biajone, professor da disciplina, o objetivo do trabalho foi aplicar o conceito de grafo euleriano, qual seja, o de um caminho otimizado, para a geração de um passeio que permitisse a um visitante qualquer partir da entrada principal do cemitério municipal de Itapetininga e visitar todos os túmulos de personalidades, heróis e ex-combatentes das revoluções de 1924, 1930, 1932 e Segunda Guerra Mundial, ali sepultados, nos menores tempo e distância percorrida possíveis.

No primeiro semestre de 2014, este trabalho foi apresentado na forma de poster com comunicação científica tanto na 8° Mostra de Projetos e Inovação Científica da Fatec de Itapetininga, quanto na décima primeira edição do Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação na Universidade de São Paulo (USP).

Rompidas as fronteiras de um trabalho para conclusão de uma disciplina, atualmente ele se tornou pauta de iniciativa de alunos da Fatec de Itapetininga e do Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga, os quais, em parceria com o Cemitério Municipal, buscam promover a potencialidade que este local possa ter não só como ponto turístico para nossa cidade, mas também como local de visitação histórica para estudantes, historiadores e entusiastas.

Para tanto, o projeto se encontra em nova fase, na qual uma planta completa das ruas do cemitério foi elaborada em AutoCad por Guilherme Rosa de Moraes, também aluno do curso de ADS da Fatec de Itapetininga. Nesta planta constará a localização de cada túmulo e o caminho otimizado para se percorrer na visita.

Esta planta, na forma de um mapa, irá pertencer a um folder a ser desenvolvido pela aluno de ADS Ivan da Silva Rodrigues que conterá o caminho otimizado e algumas informações biográficas sobre cada um das personalidades. O folder, bem como informações biográficas mais completas poderão ser baixados no portal do projeto que intitulado foi de “Morada de Heróis” atalmente em desenvolvimento pelos alunos.

Complementando o site na Internet, um canal do Portal Morada de Heróis (Visite o site) foi criado pelos alunos no Youtube e nele o visitante do Cemitério poderá também acessar, em video, o caminho a ser percorrido para cada túmulo partindo da entrada do cemitério.

Com essa iniciativa, o visitante do Cemitério Municipal de Itapetininga poderá, em especial no Dia de Finados, conhecer os túmulos de todas as personalidades históricas ali sepultadas, dentre elas os do coronel Fernando Prestes e de seu filho, o Dr. Júlio Prestes que ao lado de pracinhas da segunda guerra mundial e revolucionários de 1924, 1930 e 1932 concorreram para o engrandecimento da história de Itapetininga, do Estado de São Paulo e do Brasil.

Folder – Morada de Heróis